O Grande Oriente Lusitano assinalou no passado dia 5 de outubro, o114.º aniversário da Implantação da República com um conjunto de iniciativas na cidade de Lisboa.
O programa começou às 9h00 com a romagem ao Cemitério do Alto de S. João para uma sentida homenagem aos heróis do 5 de outubro, nomeadamente, o médico Miguel Bombarda, o Almirante Cândido dos Reis, entre outros.
O Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Cabecinha, na sua intervenção destacou o papel determinante que o Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa teve ao longo destes 222 anos nas grandes reformas sociopolíticas do nosso País. Salientou o facto de a Maçonaria ter sido, também, “interventora sempre que as liberdades públicas e a justiça social estiveram ameaçadas e assim deverá voltar a ser” e invocou “o legado histórico dos nossos Queridos e Respeitáveis Irmãos que nos antecederam, e preenchem a toponímia de ruas e praças de tantas cidades, vilas e aldeias do nosso País, legado que nos interpela, nos responsabiliza, quando as liberdades voltam a ser ameaçadas, as desigualdades sociais vão gradualmente aumentando, agravadas que são pelas guerras, pelos focos de instabilidade política um pouco por todo o mundo, cujos efeitos nefastos ainda não são totalmente conhecidos.”
Por fim, relembrou aos presentes que “é esta herança moral, densa e rica, que devemos honrar e respeitar e é a este desafio que temos a obrigação de responder, porque é nosso dever estar à altura do passado, que nos honra, para merecermos o futuro que soubermos construir.”
Pelas 11h30, teve lugar uma homenagem a António José de Almeida, com deposição de coroa de flores junto à sua estátua. António José de Almeida foi uma das figuras mais ilustres da República, tendo desempenhado funções como Ministro do Interior do Governo Provisório (1910) e como Presidente da República (1921).
António José de Almeida foi iniciado no Grande Oriente Lusitano Unido em 1907 com o nome simbólico Álvaro Vaz de Almada. Em 1929, foi eleito Grão-Mestre do GOLU, mas não chegou a tomar posse devido ao seu estado de saúde.