Grande Oriente Lusitano

5 Outubro 2023

Comemorações 5 de Outubro, 2023 – Porto

No dia 5 de outubro de 2023, celebrou-se o 113.º aniversário da Implantação da República Portuguesa. O Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Cabecinha, esteve na cidade do Porto, prestando homenagem aos heróis da República.

Pelas 10h30, ao som de A Portuguesa, içou-se a Bandeira Nacional na varanda do Salão Nobre da Junta da Freguesia do Bonfim. As várias entidades presentes, dirigiram-se de seguida à estátua do Dr. Afonso Costa, Ministro de vários Governos na 1.ª República e Maçon do Grande Oriente Lusitano, onde depuseram uma coroa de flores.

Pelas 11h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia, teve lugar a sessão evocativa do 5 de outubro, que contou inicialmente com as intervenções do Presidente da Direção da Associação Cívica e Cultural 31 de Janeiro, Dr. Luís Cameirão, do Presidente da Junta de Freguesia do Bonfim, Dr. João Aguiar, do Presidente da Assembleia Municipal do Porto, Dr. Sebastião Feyo de Azevedo e do Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Cabecinha, que enalteceram e relembraram os nomes daqueles que lutaram em prol da República Portuguesa. De seguida, a sessão contou com a presença do Prof. Doutor Joel Cleto, historiador, que fez uma resenha dos movimentos republicanos no Porto antes e depois do 5 de Outubro.

5 Outubro 2023

Comemorações 5 de Outubro, 2023 – Porto