O Grande Oriente Lusitano esteve presente nas comemorações do Dia da Implantação da República na cidade do Porto representado pelo Grão-Mestre Adjunto Rui Albuquerque. O programa comemorativo foi organizado pela Associação Cívica e Cultural 31 de Janeiro, em colaboração com a Junta de Freguesia do Bonfim e o Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa.
O programa começou pelas 11h00 com o hastear da Bandeira Nacional na Junta de Freguesia do Bonfim ao som da Banda Marcial da Foz do Douro, seguido da deposição de uma coroa de flores junto à estátua de Afonso Costa.
Às 11h15, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, teve lugar uma conferência intitulada “A Instrução na República” pelo palestrante Salvato Trigo, Presidente da Fundação Fernando Pessoa.
A conferência contou, também, com as intervenções de Carlos Nunes, Presidente da Direção da Associação 31 de Janeiro; Sebastião Feyo, Presidente da Assembleia Municipal do Porto; João Ricardo Aguiar, Presidente da Junta de Freguesia do Bonfim e Rui Albuquerque, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa.
A cerimónia contou com a presença de várias dezenas de pessoas onde se evocou os valores republicanos.