Grande Oriente Lusitano

Estatuto Editorial da Revista

A revista Grémio Lusitano é um espaço de livre debate de ideias, tendo por base os valores da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

As opiniões expressas sob a forma de artigos, são orientadas por critérios de rigor e criatividade editorial, diversidade temática, visando abranger diferentes campos do saber, respeito pela opinião alheia e rigor histórico. Pauta-se ainda pelas ideias inerentes ao livre pensamento, à liberdade de consciência e de expressão, à tolerância e ao pluralismo de pontos de vista.

Consideramos que a existência de uma opinião pública informada, ativa e interveniente é condição essencial para o exercício pleno da cidadania e para que cada pessoa exerça os seus direitos e deveres conscientemente, contribuindo para o Bem Comum. Por isso, a revista Grémio Lusitano entende dever participar no debate das grandes questões que se colocam à sociedade portuguesa, numa perspetiva de tolerância, de respeito pelo outro e de uma formação individual.

A revista Grémio Lusitano reconhece como seu limite o espaço privado dos cidadãos e todas as matérias para as quais não está vocacionada, assumindo como seu objetivo primeiro a sua credibilidade e como objetivo último a formação de cidadãos plenos.

A revista Grémio Lusitano publica-se no primeiro e no segundo semestre de cada ano.